17. Mariana Sampaio

“Rendas”
Begónia – Florista

Mariana Sampaio nasceu a 27 de Agosto de 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha nas Caldas da Rainha. Estudou artes visuais na Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas. Simultaneamente, realizou um workshop de cerâmica e azulejaria na Faculdade de Belas Artes do Porto, no programa de Universidade Júnior de Verão. Anos mais tarde tirou a Licenciatura
em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, integrando-se
no programa Erasmus, estudou seis meses no Birmingham Institute of Arts and Design, em Birmingham, Inglaterra. Em 2012 inicia o mestrado em Artes Plásticas, na ESAD-CR, conciliando-o com várias exposições pelo país e alguns workshops na área do vidro no CENCAL da Marinha Grande.
Realizou a sua primeira exposição a solo na Galeria Mercearia de Arte Alves & Silvestre em Coimbra. Ganhou o prémio “Toma lá Arte” 2013, na categoria de Escultura e foi selecionada na categoria de Pintura para estar presente com alguns trabalhos seus no S.Ü.N.D. festival, festival internacional de Artes, com artistas portugueses e sérvios, na Fábrica Braço de Prata em Lisboa. Fez parte da exposição de inauguração da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, juntamente com artistas dos cinco continentes. No mesmo ano, a sua vida artística deu um grande salto ao ser premiada com o Prémio Jéunne Création Européenne 2013/2015, um prémio bienal onde
são escolhidos apenas seis artistas de cada país participante, representado assim Portugal numa exposição itinerante pela Europa, que passou por países como França, Holanda, Lituânia, Hungria, Itália, Espanha e Portugal, no Museu Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante.
Em 2015 termina o mestrado e inicia o curso técnico de Cerâmica Criativa, no CENCAL
nas Caldas da Rainha.
Em 2016 inicia um curso de Modelação de Gesso no Cencal de Alcobaça e é selecionada para fazer parte do coletivo de exposição do mês de Julho para a Galeria Eixo, no Rio de Janeiro, Brasil.