Exposição e Catálogo

Molde

Uma colecção de cerâmica
industrial da Molde Faianças
28 Outubro — 29 Janeiro
Centro de Artes

Identidade gráfica Molde © Raquel Piteira
e Joana Teixeira / ESAD.CR

Esta exposição, com curadoria de Carla Lobo, apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde Faianças, desde a sua fundação, em 8 de Junho 1988, até à actualidade. O ponto de partida é formado pelo acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que corresponde sensivelmente aos primeiros 17 anos de laboração da fábrica.
A Molde iniciou a sua actividade estrategicamente direccionada para produtos cerâmicos diferenciados e de alta qualidade. Produzia peças em faiança, grés e terracota. Foi pioneira na abordagem à terracota, com os seus produtos distintos dos fabricos tradicionais marcados pela rusticidade. Em 2004, iniciou a investigação técnica e artística que viabilizou a produção de azulejos, designada por “Azulejo XXI”. Em 2006, a empresa abraçou o projecto “Turismo Industrial”, que promove a divulgação da fábrica e do processo produtivo através de visitas guiadas às instalações fabris, aproximando público consumidor e empresa.
A reorientação estratégica da Molde, operada na década de 2000 a 2010, em resposta às alterações dos mercados, levou a empresa a focar a sua produção de louça no grés, diminuindo gradualmente a produção de produtos em terracota, até à sua extinção, mantendo porém no grés todas as características que diferenciavam a sua produção em terracota. Nesse domínio é uma empresa de amplo reconhecimento internacional.


Carla Lobo estudou Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Doutorada em Design, e Mestre em Cor na Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Professora Adjunta na ESAD CR do Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas do Projeto e da Cor. Coordenadora do Curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, e membro da respectiva Comissão Científico-pedagógica. Além da docência, desenvolve actividade como freelance.

— 29 Outubro a 29 de Janeiro
Segunda, quarta a sexta-feira:
9h00-12h30 | 14h00-17h30
Sábado e Domingo:
9h00-13h00 | 15h00-18h00
Encerra à Terça e Feriados

— Centro de Artes
Rua Dr. Ilídio Amado Caldas da Rainha

O Centro de Artes é uma estrutura municipal das Caldas da Rainha tutelada pelo Pelouro da Cultura, e que tem como missão apoiar o desenvolvimento das Artes e da Cultura. Para além dos Museus Municipais, integra diversas infra-estruturas que têm vindo a ser criadas desde há cerca de duas décadas, com a função de apoiar a produção artística e promover eventos e actividades de âmbito artístico e cultural. Um dos eventos mais conhecidos é o SimPetra, um simposium de escultura que se realiza bienalmente desde 1986. Oferece a artistas e estudantes condições propícias para aprofundarem e desenvolverem o seu trabalho. Enquadrando estas actividades estão os programas de residência temporária e as parcerias institucionais e privadas.

Organização
Câmara Municipal das Caldas da Rainha / Centro de Artes

— Entrada livre