MOLDA é uma bienal integrada no programa Caldas da Rainha Cidade Cerâmica.

 

Caldas da Rainha Cidade Cerâmica é um programa que valoriza as múltiplas vertentes da actividade cerâmica numa cidade que a desenvolve desde a sua origem, há mais de cinco séculos.

Todos os domínios da cerâmica aqui foram e continuam a ser cultivados – da cerâmica utilitária à decorativa e artística, da cerâmica de construção ao revestimento e louça de mesa, da olaria à faiança, ao grés e à porcelana. Todas as tipologias de fabrico aqui foram e continuam a ser efectivados: da indústria à pequena produção artesanal e à peça de autor. Todas as modalidades de criação de conhecimento aqui foram e continuam a ser referenciadas: do ensaio através da experiência à investigação laboratorial, da formação em contexto profissional à escolaridade formal e dedicada.

Todas as áreas da inovação e criatividade aqui foram e continuam a ser implicadas: das formas à técnica e tecnologia, das pastas aos vidrados, dos materiais à cozedura e ao design. A cerâmica faz parte dos elementos constitutivos da própria cidade. Por isso queremos trazer a cerâmica para o espaço público e vivê-la, desta forma vincando a sua natureza identitária.

Este programa reconhece e projecta as Caldas da Rainha como um centro produtor particularmente qualificado para a fixação, difusão, experiência, aprendizagem da cerâmica, nos planos nacional e internacional. Tem presente o facto de a cerâmica estar inscrita, tanto no aspecto patrimonial como empresarial, na região Oeste. Pretende reforçar as dimensões cultural, económica, turística da cerâmica na cidade, na região e no panorama nacional do sector.

Numa primeira fase, entre 2015 e 2020, Caldas Cidade Cerâmica envolverá os actores locais e da região em acções de apresentação, criação e celebração da actividade cerâmica. Alternadamente, desenrolar-se-ão, nos anos pares (2016, 2018, 2020) projectos de exposições, conferências e edições, e, nos anos ímpares, projectos de mapeamento, estudo e revitalização de estruturas de criação e produção.

Os projectos expositivos, com início neste ano de 2016, configuram uma bienal designada MOLDA.

Caldas da Rainha Cidade Cerâmica é iniciativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com comissariado de João B. Serra.

EQUIPA


Caldas Cidade Cerâmica,
uma iniciativa da Câmara Municipal
de Caldas da Rainha

Presidente
Fernando Tinta Ferreira

Vereadora da Cultura
Maria da Conceição Jardim

Comissário geral
João B. Serra

Coordenação executiva
José Antunes
Marta Pereira

Identidade Gráfica e Comunicação: ESAD.CR

Direcção Executiva
Carla M. Cardoso

Produção
Luís Santos

Design Gráfico
Raquel Piteira 
Joana Teixeira

Consultoria Estratégica
Mário Caeiro

Consultoria Gráfica
Paulo Silva
Miguel Macedo
Marco Reixa

Logotipo Caldas da Rainha
Cidade Cerâmica

Ana Abrantes
João Rodrigues
Steven Martins

 

ESPAÇOS


Museu José Malhoa

Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha
3ª a Domingo: 10h00-12h30 | 14h00-17h30

Centro de Artes

Rua Dr. Ilídio Amado, Caldas da Rainha
2ª, 4ª a 6ª: 9h00-12h30 | 14h00-17h30
Sáb. e Dom.: 9h00-13h00 | 15h00-18h00
Encerra à 3ª e Feriados

Casa dos Barcos

Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha
Todos os dias: 12h00 – 20h00

Museu da Cerâmica

Rua Dr. Ilídio Amado – Ap. 97,
Caldas da Rainha
3ª a Domingo: 10h00-12h30 | 14h00-17h30